Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

CIDADES EDUCADORAS

Loures galardoado com Prémio Cidades Educadoras 2022

Loures galardoado Prémio Cidades Educadoras 2022_1

A Câmara Municipal de Loures recebeu, a 28 de outubro, em Andong, na República da Coreia, o Prémio Cidades Educadoras 2022, com o projeto de Educação Ambiental RiosComVida#360º. 

  • Loures galardoado Prémio Cidades Educadoras 2022_2
  • Loures galardoado Prémio Cidades Educadoras 2022_3
  • Loures galardoado Prémio Cidades Educadoras 2022_4

Este prémio tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho que as cidades educadoras realizam, bem como destacar boas-práticas que podem ser fonte de inspiração para outras cidades.

A entrega do galardão aconteceu no decorrer do XVI Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que se realizou entre 25 e 28 de outubro naquela localidade, contando com a participação de 129 cidades, de 22 países e 4 continentes, e pretendeu discutir e partilhar boas-práticas sobre como construir, a partir de uma perspetiva holística, cidades educadoras sustentáveis onde coexistem o passado, o presente e o futuro. 

O tema do Congresso desenvolveu-se em torno de três eixos temáticos: Tradições e identidade: aprender com o passadoInclusão e empatia: construir uma cidade para todas as pessoas através da educação e dos valores; e Tecnologia e inovação social: fomentar uma cidade sustentável focada nas pessoas. 

A vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, subiu ao palco para receber o prémio relativo ao projeto de Educação Ambiental RiosComVida#360º, que faz a conexão entre o passado e o futuro da água, mostrando, à comunidade educativa, a riqueza natural através da cidadania ativa na sua proteção, sob o lema Devolver os rios à população. O mesmo pretende fortalecer a oferta municipal no campo da Educação Ambiental, com foco no eixo temático Valorizar o território, e a sua valorização nos recursos hídricos, e inclui ainda a realização de ações de sensibilização, com a criação de um manifesto para a comunidade escolar e a produção de conteúdos digitais na comunicação, nomeadamente, um guia de campo, uma infografia e um folheto digital. 

Recorde-se que este projeto convida a uma viagem virtual de 360° com um guarda-rios, na qual os participantes embarcam numa viagem que pretende dar a conhecer a biodiversidade e a geodiversidade do concelho, bem como o Plano Estratégico de Renaturalização das Linhas de Água e outros projetos municipais. 

Além do projeto RiosComVida#360º (Loures, Portugal), foram distinguidos e premiados mais dois projetos de boas-práticas: Refúgios Climáticos nas escolas (Barcelona, Espanha) e Bordando Resistências: Bordadeiras de Alto Alegre (Horizonte, Brasil).



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)