Para aceder ao conteúdo da página, clique aqui.

 

Loures debate temática da aprendizagem ao longo da vida

Loures debate temática aprendizagem longo vida_1

A Câmara Municipal de Loures, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO, promoveu, no dia 19 de abril, a conferência Aprendizagem ao longo da vida para todos – Agenda e compromissos partilhados.

Loures debate temática aprendizagem longo vida_2

Uma conferência que resulta da adesão recente de Loures à Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, das comemorações do Ano Internacional da Paz e da Confiança, bem como do quinto aniversário da adesão das escolas do concelho à Rede de Escolas Associadas da UNESCO, e que pretendeu proporcionar a partilha de conhecimentos, a discussão e a reflexão em torno da ideia de aprendizagem ao longo da vida.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loures, os trabalhos deste encontro online “refletiram a importância das questões que dão título a esta conferência e que têm muitos e bons exemplos no Município de Loures, assim como por este país fora, de entidades e instituições que se empenham para garantir a aprendizagem e a educação ao longo da vida, para todos”.

Bernardino Soares considerou que a aprendizagem ao longo da vida e a garantia de acesso à mesma são importantes: “Precisamos de construir uma sociedade em que, cada vez mais, todos possam ter acesso aos mais elevados níveis de educação e conhecimento, com as suas características próprias, com diferenciações de oferta e de aprendizagem. Mas é preciso que tenham um espaço para o fazer e que o possam fazer em todos os momentos da sua vida, daí que instituições como as bibliotecas tenham um papel tão relevante. E as bibliotecas da rede de Loures são disso um bom exemplo, porque são espaços de animação e interação cultural e do conhecimento, com toda a população.”

“Esta ideia da aprendizagem ao longo da vida e para todos é um ótimo lema, mas é sobretudo uma obrigação prática, concreta e quotidiana que nós no Município de Loures fazemos todos os dias”, concluiu o autarca.

A sessão de abertura contou com a participação do vereador responsável pelo Departamento de Educação na Autarquia, que se manifestou satisfeito com a organização da conferência, em particular, desde que o Município entrou para a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, em setembro de 2020.  “Em Loures a escola é dos 0 aos 100 anos, desde a creche até aos vários níveis do pré-escolar e dos diferentes ciclos. Mas também o português, língua não materna, é muito importante para a população do nosso concelho”, salientou Gonçalo Caroço.

Loures debate temática aprendizagem longo vida_3

Sérgio Gorjão, secretário executivo da Comissão Nacional da UNESCO, integrou igualmente o painel de abertura da conferência, “cujo tema é muito importante e de grande atualidade”.

“A aprendizagem ao longo da vida deve ser um tema central nas políticas educativas, com reflexos na qualidade de vida e no seu desenvolvimento, e deve ser visto como um direito dos cidadãos, assim como um compromisso de todas as entidades, sobretudo, das públicas”, sublinhou Sérgio Gorjão, que considerou necessário estabelecer um compromisso que resolva, da melhor forma, esta questão da educação, “que não é exclusiva de um período relativamente pequeno da nossa da vida, mas que deveria ser estendido para toda a vida”.

Loures debate temática aprendizagem longo vida_4

 

 

Vídeos da Conferência:

Conferência de abertura de Helena Marujo, Coordenadora da Cátedra UNESCO “Educação para a Paz Global Sustentável” no ISCSP, Prof.ª Associada do ISCSP.

 

 

Intervenção de David Rodrigues, Professor Catedrático e Conselheiro Nacional de Educação, intitulada "Educação: um direito sem prazo de validade"



regressar à navegação principal da área (tecla de atalho: 1)